Sites Grátis no Comunidades.net

A Igreja do Senhor Jesus Cristo que está nos Quatro Cantos da Terra



Total de visitas: 35726
Carta à igreja: Como instruir os filhos no caminho do Senhor?

Carta à igreja: Como instruir os filhos no caminho do Senhor?

COMO INSTRUIR OS FILHOS NO CAMINHO DO SENHOR

Sergio, servo de DEUS PAI, e do SENHOR JESUS CRISTO, o FILHO do PAI; a toda igreja do SENHOR JESUS CRISTO, que está em Senador Camará, no Rio de Janeiro, no Brasil e nos quatro cantos da terra; a vós graça e paz tenhais da parte de DEUS, nosso PAI e da do SENHOR JESUS CRISTO, justiça nossa, na verdade e caridade. Amém.
Amados, venho através desta, alertar os irmãos, a respeito de um assunto muito importante: A CRIAÇÃO E A INSTRUÇÃO DOS FILHOS, pois vivemos num mundo onde cada um cria seus filhos da forma que acha certo e bem entende; sendo que nós como filhos de DEUS, pela fé em JESUS CRISTO, devemos buscar na palavra a forma correta de criar e instruir os nossos filhos no caminho do SENHOR. Porque a bíblia diz que: Há caminho que ao homem parece direito, mas o seu fim são os caminhos da morte. (Provérbios 16:25).
E desde o princípio, DEUS se preocupou em que os filhos do seu povo andassem no caminho dele e ao terminar de dar a lei a Moisés, DEUS disse: Ouve Israel, o SENHOR NOSSO DEUS É O ÚNICO SENHOR.
Amarás, pois, ao SENHOR teu DEUS de todo teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.
Estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; “E AS INTIMARÁS A TEUS FILHOS, E DELAS FALARÁS ASSENTADO EM CASA, E ANDANDO PELO CAMINHO, E DEITANDO-TE E LAVANTANDO-TE. (DEUTERONÔMIO 6:4 AO 7).
Veja que logo após DEUS falar para Israel quem ele é, e ensiná-los que deveriam amá-lo, ele diz: Estas palavras estarão no teu coração e as INTIMARÁS A TEUS FILHOS, falando delas em casa assentado, andando pelo caminho, e deitando e levantando. Era um mandamento de DEUS para o povo dele.
Ainda em Deuteronômio 7:1 ao 4, DEUS proíbe a união dos filhos de Israel com os filhos das nações, porque certamente eles se desviariam de DEUS, indo após outros deuses.
A preocupação de DEUS com os filhos era tão grande, que em Deuteronômio 11: 18, 19, o SENHOR repete, dizendo: Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras entre os vossos olhos, “E ENSINAI-AS A VOSSOS FILHOS, FALANDO DELAS ASENTADO EM TUA CASA, E ANDANDO PELO CAMINHO, E DEITANDO-TE, E LAVANTANDO-TE”.
Agora veja o que acontece quando os filhos, não são instruídos no caminho do SENHOR: E serviu o povo ao SENHOR todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que prolongaram seus dias depois de Josué, e viram toda aquela grande obra do SENHOR, a qual ele fizera a Israel.
Faleceu, porém, Josué, filho de Num, servo do SENHOR, da idade de cento e dez anos; e sepultaram-no no termo da sua herdade, em Timnate-Heres, no monte de Efraim, para o norte do monte de Gaás.
E foi congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após deles se levantou, “QUE NÃO CONHECIA AO SENHOR, NEM TÃO POUCO A OBRA QUE FIZERA A ISRAEL”.
Então fizeram os filhos de Israel o que parecia mal aos olhos do SENHOR: e serviram aos baalins.
E deixaram ao SENHOR DEUS de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após doutos deuses, dentre os deuses das gentes, que havia ao redor deles, e encurvaram-se a eles: E provocaram ao SENHOR a ira.
Porquanto deixaram ao SENHOR: E serviram a baal e astarote.(Juízes 2:7 ao 13).
Vejam que coisa triste; “uma geração que não conhecia ao SENHOR DEUS de seus pais”. E por que não o conheciam? Porque seus pais não os ensinaram, nem os instruíram na palavra do SENHOR, como ele havia ordenado.
Veja ainda o que a bíblia fala dos filhos do sacerdote Eli: Eram, pois os filhos de Eli, filhos de belial, não conheciam ao SENHOR.
Agora veja a grave conseqüência dele não os repreender, nem os ter instruído desde pequenos no caminho do SENHOR, a ponto deles, mesmo sendo sacerdotes não conhecerem ao SENHOR DEUS de seus pais.
“E disse o SENHOR a Samuel: Eis aqui vou eu fazer uma coisa em Israel, a qual todo povo que ouvir lhe tinirão ambas as orelhas”.
Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa: começa-lo-ei e acaba-lo-ei.
Porque já eu lhe fiz saber que julgarei “a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu”.
Portanto jurei à casa de Eli, que nunca jamais será expiada a iniqüidade da casa de Eli com sacrifício nem oferta de manjares.(1 Samuel 3:11 ao 14).
Vejam irmãos, eles e seus filhos foram rejeitados pelo SENHOR por falta de instrução e repreensão.
Por isso o salmista Davi, ao fazer menção da lei, ensinada pelos seus pais, diz: “Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando a geração futura os louvores do SENHOR, assim como a sua força e as maravilhas que fez”.
Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, e ordenou aos nossos pais que a fizessem conhecer a seus FILHOS, para que a geração vindoura a soubesse; os filhos que nascessem se levantassem e a contassem aos seus filhos, PARA QUE PUSESSEM EM DEUS A SUA ESPERANÇA, e não se esquecessem das obras de DEUS, mas guardassem os seus mandamentos.
E não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração que não regeu o seu coração, e cujo espírito não foi fiel para com DEUS.(Salmos 78:4 ao 8).
A instrução é tão importante para os filhos, que em provérbios diz: Filho meu “ouve a instrução de teu pai, e não deixes a doutrina de tua mãe”. (Provérbios 1:8).
Ainda em provérbios 4:3 ao 6, diz: Porque eu era filho de meu pai:tenro, e único em estima de minha mãe.
E ele ensinava-me, e dizia-me: Retenha as minhas palavras o teu coração: Guarda os meus mandamentos, e vive.
Adquire a sabedoria, adquire a inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.
Não a desampares, e ela te guardará: Ama-a e ela te consolará.
Aqui vemos um exemplo de cuidado e instrução de um pai para com o filho, ao contrário do que vemos hoje.
E outra vez diz Salomão: O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho louco é a tristeza de sua mãe.(Provérbios 10:1).
E outra vez: O filho sábio ouve a correção do pai; mas o escarnecedor, não houve a repreensão.(Provérbios 13:1).
E outra vez: O tolo despreza a correção de seu pai, mas o que observa a repreensão prudentemente se haverá. (Provérbios 15; 5).
E mais uma vez: O filho sábio alegrará a seu pai, mas o homem insensato despreza a sua mãe. (Provérbios 15:20).
E mais uma vez: O que gera um tolo, para sua tristeza o faz, e o pai do insensato não se alegrará. (Provérbios 17:21).
E outra vez a palavra nos ensina dizendo: O filho insensato é a tristeza para seu pai, e amargura para quem o deu a luz.(Provérbios 17:25).
E mais uma vez: Grande miséria é para o pai o filho insensato e um gotejar contínuo as contenções da mulher.(Provérbios 19:13).
E outra vez nos alerta a palavra: O que aflige a seu pai ou afugenta a sua mãe, filho é que envergonha e desonra.(Provérbios 19:26).
E outra vez: Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra for pura e reta.(Provérbios 20:11).
Agora veja uma promessa para os pais que instruem seus filhos no caminho: Instrui ao menino “no caminho” em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele. (Provérbios 22:6). Mas irmãos, é preciso entender que o caminho em que a criança deve ser instruída é JESUS, e para estar em JESUS, é preciso andar na palavra.
A bíblia também nos ensina como devemos corrigir nossos filhos, veja o que está escrito: A estultícia está ligada ao coração do menino, mas a vara da correção a afugentará dele.(Provérbios 22:15). ESTULTÍCIA QUER DIZER: BURRICE.
E outra vez: Não retires a disciplina da criança, porque fustigando-a com a vara, nem por isso morrerá.
Tu a fustigarás com a vara e “livrarás a sua alma do inferno”.(Provérbios 23:13, 14).
Sim irmãos, a disciplina e a correção dão sabedoria e livra a alma da criança do inferno.
Mas, o que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que o ama a seu tempo o castiga. (Provérbios 13:24).
Como também está escrito: A vara e a repreensão dão sabedoria, mas o rapaz entregue a si mesmo envergonha a sua mãe.(Provérbios 29:15)
E outra vez: Castiga a teu filho, e te fará descansar; e dará delícias a tua alma.(Provérbios 29:17)
Também o apóstolo Paulo escrevendo aos efésios, diz às crianças e aos pais: VÓS FILHOS SEDE OBEDIENTES A VOSSOS PAIS NO SENHOR PORQUE ISTO É JUSTO.
HONRA TEU PAI E A TUA MÃE, QUE É O PRIMEIRO MANDAMENTO COM PROMESSA; PARA QUE TE VÁ BEM, E VIVAS MUITO TEMPO SOBRE A TERRA.
E VÓS PAIS, NÃO PROVOQUEIS A IRA A VOSSOS FILHOS, MAS CRIAI-OS NA DOUTRINA E ADMOESTAÇÃO DO SENHOR.(Efésios 6:1 ao 4).
Também aos colossenses, diz: VÓS, FILHOS, OBEDECEI EM TUDO A VOSSOS PAIS, PORQUE ISTO É AGRADÁVEL AO SENHOR.
VÓS, PAIS, NÃO IRRITEIS A VOSSOS FILHOS, PARA QUE NÃO PERCAM O ÂNIMO.(Colossenses 3:20, 21).
Amados irmãos, da mesma forma que nós fomos comprados deste mundo, nossos filhos também foram; e se nós não somos do mundo, eles também não são; pois da mesma forma que o marido descrente é santificado pela mulher crente, também os filhos são santificados pelos pais. Mas como são santificados? Pela palavra da verdade, como está escrito: SANTIFICA-OS NA VERDADE: A TUA PALAVRA É A VERDADE.(João 17:17).
Sim, a palavra é a verdade que liberta, e é nela que nossos filhos devem ser instruídos, ensinados e corrigidos; e isso deve ser feito com perseverança, como ensina a palavra de DEUS.
Assim como o homem passa anos para se formar em alguma coisa, assim também os pais devem trabalhar na formação dos filhos, sendo que este trabalho é um trabalho espiritual, onde quem nos capacita é DEUS.
Mas acima de tudo é preciso compreender que instruir filhos é “UM MANDAMENTO DO SENHOR”, como escreveu Paulo aos coríntios dizendo: Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são “MANDAMENTOS DO SENHOR”.
Mas se alguém ignora isto, que ignore.(1 Coríntios 14:37, 38).
Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas.
Aqui eu termino, pastor Sergio.